Cistos Epidérmicos: o que você precisa saber?

Também popularmente conhecido como cisto sebáceo. É uma condição muito comum e queixa frequente nos consultórios médicos.

Na imagem acima, aspecto clínico da lesão com punctum central.

Se apresentam como nodulações superficiais que podem surgir em todo o corpo e não raro, drenam uma secreção espessa esbranquiçada e mau cheirosa.

Eventualmente podem se romper, parcial ou totalmente, levando a um aumento da inflamação local podendo ainda causar cicatriz e fibrose local em estágios mais tardios.

Imagem ultrassonográfica do cisto epidérmico realizada com transdutor de alta frequência.

Podem ser confundidas com lesões sólidas, como os lipomas, que são lesões de conteúdo gorduroso e que também podem surgir em qualquer parte do corpo, mas não drenam secreção.

Embora seja uma doença benigna, dependendo do local e do seu tamanho pode causar extremo desconforto ao paciente.

Pensando no tratamento, frequentemente os médicos solicitam a Ultrassonografia de Pele com Doppler para elucidação diagnóstica.

Através desse exame conseguimos diferenciar a natureza da lesão (se cística ou sólida) e auxiliar no seu planejamento cirúrgico. Isso é possível pois descrevemos a camada da pele acometida, as dimensões da lesão, sua profundidade, distância até a superfície da pele e a presença ou não de vascularização.

Sendo assim, seu procedimento é mais seguro e eficaz, reduzindo a incidência de recidivas.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo Whatsapp

Precisa realizar o exame? Agende com a gente aqui.

Por Dra. Vivian Regina Marques

Deixe seu comentário

Assine minha newsletter


Dra. Vivian

Com anos de dedicação e estudo, a médica especialista em ultrassonografia Dra. Vivian, professora e palestrante, traz um novo conceito em ultrassonografia.

Contato

Telefone: 11 93219-3648Atendimentos em SP Capital e Região MetropolitanaEntre em contato