Com o avanço tecnológico, principalmente na Medicina Diagnóstica, os aparelhos de ultrassom mais modernos contam com transdutores de alta e altíssima frequência que entregam imagens com excelente resolução e qualidade. Nesse contexto ganhou papel de destaque a ultrassonografia dermatológica, na qual avaliamos a pele e seus anexos de forma pormenorizada.
Como é feito?
É feito com aparelho de ultrassom convencional, porém com transdutores de alta frequência, sempre com uso do Doppler. É realizado de forma não invasiva e com uso de muito gel, uma vez que a nossa intenção é avaliar justamente estruturas e lesões muito superficiais da pele.
Quem pode fazer?
Não existem contraindicações, sendo que tem grande valia no auxílio diagnóstico de lesões císticas, sólidas, neoplásicas, inflamatórias, infecciosas, reumatológicas, e mais recentemente, um papel fundamental na cosmiatria com o reconhecimento de produtos injetáveis e sendo útil também na realização de procedimentos guiados.
O que compõe o exame?
O exame é composto por imagens ultrassonográficas e laudo. O laudo por sua vez constitui parte importante, pois é nele que expomos em palavras nossos achados e impressões, além de ser um documento.
Quando pertinente podem ser anexados ao ele fotos clínicas de lesões e esquemas ilustrativos. Tudo para o melhor entendimento do profissional solicitante.
Como e quando pode ser solicitado?
Deve-se solicitar Ultrassonografia dermatológica de alta frequência com Doppler colorido. Não se esquecendo de colocar sempre a indicação clínica e o local de interesse para avaliação. Quanto mais dados clínicos conseguirmos reunir, melhor será nosso diagnóstico.
Pode ser solicitado sempre em que houver uma suspeita diagnóstica e a necessidade de avaliação pré ou pós-cirúrgica, controle evolutivo durante tratamentos, avaliação de eficácia em procedimentos estéticos bem como suas complicações, dentre outras.
Constituem algumas das indicações clínicas do exame…
- Investigação de lesões benignas e malignas
Pela forma como se apresenta e padrão de vascularização, pela US podemos inferir o diagnóstico e auxiliar em todo o tratamento e monitoramento da doença.
- Avaliação de estruturas faciais
Imprescindível antes de procedimentos, trazendo maior confiança e segurança para o profissional injetor e para o paciente.
- Avaliação vascular
Com o uso do Doppler colorido, identificamos e mapeamos áreas de vascularização de risco, bem como diagnosticamos lesões de origem vascular.
- Avaliação do leito ungueal
É capaz de diagnosticar alterações do crescimento das lâminas ungueais, doenças inflamatórias, bem como cistos e tumores de leito ungueal.
Outras aplicações…
A ultrassonografia também tem pode auxiliar na identificação de complicações estéticas, como oclusões vasculares e na drenagem de coleções e abscessos. Sendo útil como guia para o médico injetor realizar seus procedimentos de forma mais eficaz e com segurança.
Hoje a ultrassonografia de alta frequência não é mais uma promessa do futuro. Já se tornou uma realidade e está presente no cotidiano dos profissionais mais atualizados e preocupados com seus pacientes.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo Whatsapp
Precisa realizar o exame? Agende com a gente aqui.